Total de visualizações de página

domingo, 22 de janeiro de 2012

COMEÇAR A INTRODUZIR SÓLIDOS NA ALIMENTAÇÃO DO BEBÉ

Se tem dúvidas relativamente a quando, como, que quantidade, frequência e o que introduzir na alimentação do bebé, retire as suas dúvidas.

QUANDO

Por volta dos 6 meses de idade já se pode começar a introduzir sólidos na alimentação do bebé. Até aos 6 meses de idade é recomendado que o bebé se alimente exclusivamente de leite materno, ou de fórmula fortificada com ferro.

COMO?

É necessário ir com calma. Comece com o método de inserir um tipo de alimento de cada vez. Introduzindo um alimento de cada vez é muito importante porque permite descobrir alergias e intolerâncias alimentares que de outra forma não se consegue. Para além disso, é mais facilmente digerível um alimento apenas que misturas de vários. Ao introduzir um novo alimento faça-o durante 3 a 5 dias, e não um por dia. Se ocorrer uma reação alérgica, deve de a transmitir ao pediatra do bebé, e obviamente eliminar o alimento da alimentação do bebé.

QUE QUANTIDADE?

Comece a dar ao bebé apenas algumas colheres cheias a cada refeição, e preste sempre atenção aos sinais que o bebé emite. O leite materno ou a fórmula reforçada com ferro deve permanecer a fonte principal de alimentação do bebé até aos 12 meses de idade, portanto a quantidade de alimento que o bebé ingere não é o mais importante, a variedade é o fator mais importante.

O QUÊ?

Os primeiros alimentos que o bebé deve ingerir devem ser cereais fortificados com vitaminas aos quais é adicionado leite materno ou formula, e purés bem passados, suaves como puré de abóbora, ervilhas, batata-doce, banana, pera e maçã. Depois da ingestão das primeiras pequenas refeições, poderá com calma, começar a introduzir novos alimentos. Fica aqui o que pode ir introduzindo na alimentação do bebé de acordo com a idade.

QUAL A FREQUÊNCIA?

São recomendadas entre 4 a 6 míni refeições por dia, devido ao pequeno estômago do bebé, e ainda à flutuação do apetite do mesmo. Comece com 2 colheres de sopa de 2 ou 3 tipos de alimentos.
IdadeAlimentação PrimáriaCereaisVegetaisFrutaProteínasLeite e derivados
6 – 8 mesesLeite materno ou fórmula fortificada com ferroCereais enriquecidos com vitaminas, arroz, aveia, cevadaAbóbora amarela, courgettePêssegos, abacate, nectarinas, ameixasGalinha, tofuNenhum
8 – 10 mesesLeite materno ou fórmula fortificada com ferroMistura de cereais enriquecidos com vitaminas, bolachas de água e salEspargos, brócolos, cenouras, couve-flor, batatas, feijão-verde, ervilhas de quebrar, ervilhas, espinafresUvas sem grainhas, manga, papaiaFeijão-frade, feijão preto, feijão branco, feijão azul, carne vermelha magraNenhum
10 – 12 mesesLeite materno ou fórmula fortificada com ferroMassa sem ovo, arrozAlcachofras, beterrabas, milho, pepino, beringelaCerejas, tâmaras, meloa, leite de coco, melão, ananás ameixasCordeiro, fígado, clara de ovo bem cozinhadaNenhum
Mais de 12 mesesVariedade de alimentosPão, massa com ovo, bolachas integraisAlface, couve, acelgaFrutos silvestres, citrinos, quivi, tomatesClara de ovo, peixe, frutos secos, amêndoas, pecã, nozes, sementes de sésamo, sementes de girassol, sementes de linhoLeite, iogurte natural, queijo mole e semiduro
Se pretende obter ideias para refeições e alimentos, de acordo com a idade do seu bebé, pode consultar a secção Alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário