Total de visualizações de página

domingo, 15 de janeiro de 2012

AFINAL, PODE AMAMENTAR DEITADA?

Retirado da Comunidade GRUPO VIRTUAL DE AMAMENTAÇÃO.
retransmitindo.
Vamos parar para pensar um pouco?
1) Como as índias amamentam? Sentadas na cadeira de amamentação? Como as mulheres da pré-história amamentavam? Também na cadeira de amamentação ou deitadas? Se isso causasse otite, a humanidade não teria sobrevivido, né? Afinal, naquela época não existia cadeira de amamentação nem antibióticos…
2) Quem está em posição diferente? A mãe ou o bebê?
Fácil de observar que quem está diferente é a MÃE, não o bebê… Então, no que a mudança de posição da MÃE causaria otite no BEBÊ???
Passando desse simples raciocínio lógico ao argumento de autoridade. Diz a Febrago (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia) em seu manual sobre aleitamento:
“4. POSIÇÃO DA MÃE
Há várias possibilidades de posições para amamentar. A mulher deve escolher a mais confortável que a deixe mais relaxada naquele momento.
Deitada:
–Ela pode deitar-se de lado, apoiando a cabeça e as costas em travesseiros. O bebê deverá permanecer também deitado de lado proporcionando o contato abdome/abdome. Os ombros do bebê devem ser apoiados com os braços da mãe para manter a posição adequada.
–A mulher pode ainda deitar-se em decúbito dorsal (posição útil para as primeiras horas pós-cesariana ou para aquela mulher que tem excedente lácteo muito grande). A criança deve ficar deitada em decúbito ventral, em cima da mãe.”
Eles recomendariam amamentar deitada se isso oferecesse risco ao bebê??
Gente, vamos nos libertar desses mitos que só servem para atrapalhar nossas vidas e impedir que sejamos felizes ao lado dos nossos bebês…
Médico que diz que amamentar deitada dá otite não entende a diferença entre mamar no peito e tomar mamadeira!
Outra de autoridade:
“Há algum problema em amamentar deitada?
O aleitamento pode ser realizado mesma nesta posição sem problemas para o bebê, que inclusive tem uma maior proteção contra infecções dos ouvidos quando é amamentado. Dr Luciano.”
Fonte: Sociedade Mineira de Pediatria.
http://www.smp.org.br/duvidas/pergunta.php?cd=1513
“Posicionamento:
. a produção ótima de leite requer uma efetiva pega (abocanhamento do mamilo e aréola) com um posicionamento adequado
. posições de amamentação: “barriga-com-barriga”, posição invertida (de bola de futebol americano), ambos deitados de lado…
. importante trazer o bebê ao nível das mamas
. pode haver necessidade de apoiar a mama: mãos em “c”, mãos em tesoura , mãos de bailarina
. assegurar que a mãe esteja o mais confortável e relaxada possível, oferecer travesseiros e almofadas para apoio”
Fonte: Livro: Manual of Pediatric Nutrition – Hendricks – Duggan – Walker BC Decker, London, 2000. Tradução: Prof. Marcus Renato de Carvalho
http://www.aleitamento.com/a_artigos.asp?id=1&id_artigo=132&id_subcategoria=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário