Com o perigo da SIDS, a Síndrome de Morte Súbita Infantil, a posição mais segura para o bebê dormir deve receber uma grande atenção. É necessário seguir orientações úteis neste aspecto.
Até o momento o que se sabe é que a SIDS é rara, e a causa exata ainda intriga aos pesquisadores. No entanto, defende-se que pode haver uma série de causas diferenciadas, ou até mesmo, uma combinação de vários fatores aos quais o recém nascido pode estar vulnerável.
Um dos cuidados principais para evitar essa situação terrível, é colocar o bebê para dormir de costas.
Outra medida necessária é evitar que o recém nascido tenha contato com qualquer tipo de substância derivada do cigarro até que tenha 1 ano de idade. E essa regra deve ser ainda mais rígida enquanto a criança dorme. Logo, jamais deixe que alguém fume nas proximidades do berço.
Está comprovado cientificamente que as substâncias liberadas pelo cigarro ficam impregnadas no móveis, tecidos e etc., por um bom tempo. Portanto, não coloque a saúde do seu filho em risco.
Até que tenha 1 ano de nascido, não deverá, ainda, colocá-lo para dormir com travesseiros, colchas, ou edredons.
E uma das recomendações médicas para recém nascidos, é que devem dormir no mesmo quarto que a mãe até que completem seis meses de idade.
E se houver partilha da sua cama com o seu filho, tome todas as precauções necessárias para que ele mantenha-se devidamente aquecido, e seguro. Com especial atenção para que a cabeça do bebê não fique coberta.
E se você, ou o parceiro, fumam, utilizam drogas, ou bebem, não leve o bebê para a sua cama.
Lembre-se também que a sua cama não foi feita para o seu bebê, portanto, a qualquer momento, ele pode cair. Cuidado.
Jamais durma com o seu filho num sofá. Esta é uma situação bastante arriscada, onde por exemplo, o bebê pode ficar preso entre o seu corpo e a poltrona, ou entre as almofadas