Há que primar por certos cuidados antes de escolher uma creche. Se tanto o pai, quanto a mãe trabalham fora, um das necessidades é deixar o filho sob a responsabilidade de outra pessoa, na maioria das vezes, em uma instituição especializada, que por sua vez, deve atender a vários requisitos.
Este é sempre um passo difícil, principalmente para aqueles que não têm a sorte de ter familiares que possam cuidar dos filhos enquanto estão fora. Mas basta seguir algumas dicas para localizar a instalação correta para você e seu bebê, fazendo com que possa ir trabalhar de maneira tranquila.
Este período de transição, onde terá que voltar ao trabalho depois de ter passado um certo tempo em casa, requer uma adaptação, mas se encontrar um local onde tenha confiança, será mais fácil.
Considere, por exemplo, perguntar aos seus amigos e parentes qual creche usam. Esta informação é de grande valia, pois poderá identificar pontos positivos e negativos de pessoas que já conhece, e em quem confia.
E se algum deles simplesmente ama a creche onde estão seus filhos, a probabilidade é de que seja essa a sua escolha.
Também poderá fazer uma pesquisa, e assim uma lista de lugares que estejam próximos à casa, ou à caminho do trabalho. Visite a cada uma, e tenha sua própria impressão do lugar.
Outra alternativa é perguntar ao seu pediatra. Os médicos costumam ter centenas de pacientes, e podem conhecer os contras e os prós de várias instituições, ou até mesmo, ter uma em específico que possa recomendar para o seu filho.
E por último, e muito importante, procure o departamento do seu Estado que é o responsável por conceder licença de funcionamento à creches. Verifique qual é a lista negra de instituições onde já foram registradas acusações, ou processos de violação. Ou até mesmo, reclamações.
Confronte a lista que já possui, dada por amigos, ou aquelas que estejam nas redondezas, e aproveite para verificar se todas estão devidamente habilitadas para estar no mercado, com a licença atualizada, entre outros quesitos.
Com todos esse cuidados poderá escolher bem o lugar onde pretende colocar o seu filho. No mais, mantenha-se sempre o mais próxima possível, participando ativamente, para garantir que o tratamento sim, segue o seu padrão de exigência